Tipografia
Muitas vezes os alunos perguntam sobre tipografia como se tratasse de um segredo que o formador não quisesse revelar ou não conseguisse ensinar.
Tipografia não se trata de algo que se aprenda de um momento para o outro, é uma sensibilidade que se vai afinando pela prática e pela observação. Depois de passarmos uma boa parte da vida a ler as palavras é difícil passar a olhar para o desenho abstrato das suas letras identificando os seus mecanismos de composição, tomando consciência de que apesar de existirem milhares de fontes todas elas têm uma personalidade própria, que uma boa parte delas são desenhadas para contextos específicos. Compreender o esforço por trás de desenho de uma fonte com as suas centenas de caracteres em versões bold, itálico, smallcaps, etc. o esforço de composição visual feito de incontáveis subtilezas e artifícios visuais requer viver num mundo a preto e branco. Um mundo extraordinário debaixo dos nossos olhos feito para ser invisível.
Por vezes um texto é dificil, cansativo de ler apenas por estar mal paginado.
Dimensões de uma página, ela pode ser bela bem composta mas ser difícil de ler ou pelo contrário uma página pode-nos parecer feia e um tanto rude mas ser francamente legível.
um designer, um tipógrafo tem sempre uma segunda consciência que avalia a facilidade como processamos a informação. o esforço que realizamos para ler um texto é por vezes confundido com a clareza daquilo que o próprio texto quer transmitir.
Dicas para se iniciar no mundo da tipografia.
- Escolham umas quatro fontes serifadas e outras quatro fontes não serifadas.
- Incluam em cada grupo uma/duas fontes clássicas/históricas
- verifiquem que estas famílias são completas que têm os caracteres suficientes para sobreviver à grafia de diferentes línguas.
- Procurem que cada uma das serifadas conjugue bem com uma das não-serifadas
- Fazer associações mentais para a escolha de uma fonte…
Conceitos básicos
- Questões de escala: a escala da leitura e a escala das relações no uso de fontes
- Conjugação de fontes
- kerning
- Entrelinhamento
- Largura de uma coluna de texto
- Hierarquias
- Escolher uma palete de 5 ou 7 fontes e trabalhar apenas com elas.
